Curiosidades...
Há muitos e muitos anos o homem aprendeu a contar.
Contava as ovelhas do seu rebanho, os dedos de suas mãos, as noites entre duas luas cheias...
Com o passar do tempo, ele criou símbolos para representar quantidades contadas. Cada povo criou os seus próprios símbolos.
Clique na imagem abaixo e leia o texto sobre a origem dos numerais.
_______________________________________________
Onde estão os numerais?
Pedir para que os alunos pesquisem em casa:
Onde veêm os numerais? (Nas etiquetas das roupas, sapatos, placas, caixas, rótulos, jogos, páginas dos livros, vasilhas, fogão, fornos, calendários...)
Para que servem? Questionamentos, levantamento de hipótese e registro no caderno.
Os numerais servem para representar, marcar quantidade, tamanho, distância, altura,
peso das coisas...
Pesquisar:
Número do sapato:
Número da blusa:
Número do telefone de sua casa:
Número da sua casa:
Quantos alunos tem em sua sala:
Quantas pessoas moram em sua casa:
Pode-se utilizar os números de roupas e sapatos da família...
___________________________________
Joguinho:
As crianças em dupla, recebem um dado, com uma folha e um lápis.
Cada criança joga o dado e registra quantos pontos fez com desenhos ou numerais. Cada criança joga (X) vezes, depois conta quem fez mais pontos.
_______________________________________
Onde estão os numerais?
Pedir para que os alunos pesquisem em casa:
Onde veêm os numerais? (Nas etiquetas das roupas, sapatos, placas, caixas, rótulos, jogos, páginas dos livros, vasilhas, fogão, fornos, calendários...)
Para que servem? Questionamentos, levantamento de hipótese e registro no caderno.
Os numerais servem para representar, marcar quantidade, tamanho, distância, altura,
peso das coisas...
Pesquisar:
Número do sapato:
Número da blusa:
Número do telefone de sua casa:
Número da sua casa:
Quantos alunos tem em sua sala:
Quantas pessoas moram em sua casa:
Pode-se utilizar os números de roupas e sapatos da família...
___________________________________
Joguinho:
As crianças em dupla, recebem um dado, com uma folha e um lápis.
Cada criança joga o dado e registra quantos pontos fez com desenhos ou numerais. Cada criança joga (X) vezes, depois conta quem fez mais pontos.
_______________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário